quarta-feira, janeiro 22, 2014

Isto só visto

O polo do Torrão da biblioteca municipal está a ser alvo de pequenas obras, isto é, reboco em zonas que sofrem infiltrações, pintura e limpeza. Até aí tudo muito bem. O que é surrealista no meio disto é que a mesma continua aberta ao público (!!!) enquanto os funcionários municipais procedem aos trabalhos. Só nesta terra é que se observam pérolas destas. Isto deve ser caso inédito e sinceramente cada vez me convenço mais que este concelho e esta freguesia em particular deviam ser um caso de estudo. Não é por acaso que é do mais atrasado que há nos arredores.
Vamos lá a ver: O local está um caos. Quem quiser ler ou requisitar um livro não o pode fazer pois quem é que consegue encontrar seja que obra literária for com tudo de pantanas? Para além disso, o espaço está de tal forma impregnado, como é óbvio, de um insuportável cheiro a tinta que ninguém consegue ali estar. Gabo o estoicismo da funcionária que ali tem que estar sujeita àquilo durante horas. Ontem, nem uma hora lá estive e já estava a ficar nauseado. E como eu, certamente muitos outros utentes. E por fim, o funcionário que andava a pintar - e repare-se que estamos a falar de uma, supostamente, biblioteca - ainda se dava ao luxo de andar a assobiar de forma relaxada enquanto passava o rolo da tinta pelas paredes. É que se estivesse fechada... mas estava aberta, atente-se.
Hoje, é a zona dos computadores que vai ser pintada e estes estão a ser alvo de manutenção. Para além disso, não há wireless. Ora a somar ao facto dos livros estarem desarrumados e cobertos com folhas de jornal pergunta-se: Está a «biblioteca» do Torrão em condições de estar aberta ao público ou porquê e para quê é que está aberta ao público? Só se for para ir ver as obras. Mais ainda: Alguém já viu o que quer que seja aberto ao público enquanto está a ser alvo de obras?
 Mas isto cabe na cabeça de alguém? Quem terá sido a mente brilhante que teve tão genial ideia? Acaso fará ideia do que ali se passa? O que irão pensar os caríssimos leitores por esse mundo fora quando verem tal coisa? E se por acaso vier alguém de fora visitar a localidade e o espaço e ver aquele espectáculo o que não dirá? Muito provavelmente que isto é uma terra de gente parva, e não andarão muito longe da verdade. Basta ver algumas coisas que aqui se passam que até fazem corar as pedras da calçada. Mas hão-de ser aqui todas denunciadas pois não nos calaremos perante tamanha falta de siso.
E ainda falta ver se a porta da casa de banho do dito espaço, que está a anos-luz de uma verdadeira Biblioteca, é reparada de forma a eliminar o ruído medonho que esta produz sempre que se move, desde praticamente a sua inauguração há oito anos (!!!), quebrando o silêncio que devia reinar numa Biblioteca digna desse nome.
Está visto que não basta apenas mudar as moscas. A coisa é mais profunda. É isto um concelho e uma freguesia com vida???!!! É mas é um concelho e uma freguesia com ATRASO de vida, isso sim... e pelos vistos é para continuar. Vamos ver onde isto tudo vai parar. Mas assevero desde já que a continuar assim não auguro grande futuro seja para o que for. Depois não digam que não avisei.
Entretanto observai as imagens. As fotos falam por si.











Sem comentários: