domingo, março 02, 2014

No poupar é que está o ganho

Na reunião de Câmara de 21 de Novembro, este vosso escriba sugeriu - como se pode ver aqui, depois do novo executivo da câmara ter decidido manter os sanitários públicos abertos 24 horas, e verificando que no jardim público o referido espaço não tinha sensores de movimento o que implicava desperdício de energia eléctrica e que as torneiras não eram de pistão o que levava a perdas de água significativas - que se fizessem as devidas adaptações. As sugestões foram tidas em linha de conta, os sensores de movimento foram colocados o que leva a que a luz apenas acenda quando alguém vá ao local e as torneiras substituídas de modo que já não há perdas de água nomeadamente ao nível dos urinóis.

 







Já os sanitários da Praça Bernardim Ribeiro, da exclusiva responsabilidade da Junta de Freguesia do Torrão, apesar de estarem dotados de sensores de movimento, as torneiras não são de pistão o que leva a perda contínua de água no urinol e as deixa à mercê se algum brincalhão se lembrar de abrir as torneiras e deixá-las a deitar água.
Resta saber se o executivo da freguesia vai seguir o bom exemplo da câmara e enveredar pela substituição das torneiras ou se vai continuar a permitir perdas de água num município que, segundo o seu edil, são superiores a 50%.
Sabendo que a casmurrice e a teimosia são escola nesta casa desde sempre vamos ver neste caso até quando.
Seja por brincadeira seja por esquecimento, a torneira do urinol pode ficar a deitar água. No entanto, mesmo fechada esta não veda bem e há uma perda permanente.



Quem quiser, pode deixar as torneiras abertas


Sem comentários: