sexta-feira, abril 25, 2014

Torrão: Comemorações do 25 de Abril marcadas por pouca adesão da população

As comemorações dos quarenta anos do 25 de Abril no Torrão tiveram pouca adesão da população. Exceptuando os representantes políticos, das instituições, bombeiros, músicos e funcionários, cerca de cinquenta pessoas assistiram ao evento.
As cerimónias iniciaram-se com o hastear da bandeira e o discurso da praxe, proferido pelo Presidente da Junta de Freguesia do Torrão e pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
Uma troca de discursos - o Presidente da Junta discursaria também de tarde na cerimónia de assinatura de protocolos com as instituições - levou Virgílio Silva a fazer um compasso de espera até a situação estar resolvida.
No seu discurso, um dos melhores que teve até ao momento, o autarca começou por exprimir gratidão aos homens e mulheres que tornaram possível o 25 de Abril, efeméride que deve ser lembrada como um espaço de cidadania e de intervenção cívica. Virgílio Silva lançou o repto no sentido dos cidadãos serem interventivos, participativos e empreendedores nomeadamente nas instituições. O autarca reconheceu ainda que o actual regime vive o mais difícil momento desde 1974 pois considera que este está desacreditado devido a erros financeiros e ao egoísmo bem como à falta de fraternidade, falta de coragem e falta de compromisso do poder político. Virgílio Silva sublinhou a importância de todos trabalharem em conjunto em processos de cidadania activa.
Para Vitor Proença, Presidente da Câmara de Alcácer do Sal, comemorou-se sobretudo o fim de um regime que estava internacionalmente isolado, protegia os grandes proprietários e privava os portugueses da liberdade.
Findos os discursos, as comemorações prosseguiram com o já habitual desfile de viaturas da GNR e do Corpo de Bombeiros do Torrão e com as tradicionais corridas de atletismo este ano com uma inovação: à medida que as provas masculinas e femininas por escalão iam tendo lugar, logo se fazia a cerimónia de entrega dos prémios, ao invés dos outros anos em que a entrega ocorria apenas no fim de todas as provas. De referir ainda uma situação sui géneris na entrega dos prémios. A subida ao podium começava pelo primeiro classificado, ao invés do que é habitual: começar pelo terceiro classificado.
Uma outra inovação: a entrega dos prémios ocorreu ao som de música (banda sonora do filme Star Wars)




Cerimónia do hastear da bandeira, com os bombeiros em continência enquanto a banda tocava «A Portuguesa» - Hino Nacional.

O Presidente da Junta de Freguesia do Torrão discursando






Depois dos discursos segui-se o desfile de viaturas da GNR e dos Bombeiros






Depois das viaturas, as corridas de atletismo. Nas fotos os atletas dos escalões maiores que correram em conjunto.

João Sequeira, vencedor no seu escalão (18 aos 35 anos) no momento em que corta a meta e se sagra vencedor da prova.

Ricardo Brito (2º lugar no escalão 18 a 35 anos) e Helena Roberto (escalão 18 a 35 anos, feminino) no momento em que terminam a sua prova.

Um pequeno incidente. Apesar das provas e dos eventos, optou-se por não desviar o trânsito na Praça Bernardim Ribeiro. Na imagem, um veículo pesado carregado de rama de pinheiro por pouco não derrubava a faixa que assinala a meta.



Os vencedores do escalão masculino 15 aos 18 anos






Atletas do escalão 36 aos 80 anos. O veteraníssimo Idalécio Silva sempre em forma e nunca falha uma corrida do 25 de Abril desde que estas começaram.


Sem comentários: