sábado, agosto 09, 2014

Feira do Livro decorre até 16 de Agosto


A XIII Feira do Livro está aí e com ela muitas actividades. No Jardim Público a partir das 21 horas. Não deixemos contudo de visitar a Feira do Livro pois ler é dos melhores prazeres que se pode ter. Ficam as imagens para abrir o apetite... e algo mais.
















 Olhemos para este retrato e atentemos na descrição que o retratado nos deixou de si mesmo num soneto intitulado justamente de «Auto-retrato»:


AUTORETRACTO

Magro, de olhos azues, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno.

Incapaz de assistir num só terreno,
Mais propenso ao furor do que à ternura,
Bebendo em niveas mãos por taça escura
De zelos infernaes letal veneno.

Devoto incensador de mil deidades,
(Digo de moças mil) num só momento
Inimigo de hypocritas, e frades.

Eis Bocage, em quem luz algum talento:
Sahiram delle mesmo estas verdades
Num dia, em que se achou cagando ao vento.


Às vezes coisas destas acontecem. Será que o retratado é Camilo Castelo Branco?
É caso para citar o poeta, já agonizante, dizendo: «Já Bocage não sou!».


Já Bocage não sou!... À cova escura
Meu estro vai parar desfeito em vento...
Eu aos Céus ultrajei! O meu tormento
Leve me torne sempre a terra dura;

Conheço agora já quão vã figura,
Em prosa e verso fez meu louco intento:
Musa!... Tivera algum merecimento
Se um raio da razão seguisse pura.

Eu me arrependo; a língua quasi fria
Brade em alto pregão à mocidade,
Que atrás do som fantástico corria:

Outro Aretino fui... a santidade
Manchei!... Oh! Se me creste, gente ímpia,
Rasga meus versos, crê na eternidade!

Sem comentários: