sábado, outubro 25, 2014

Alcácer do Sal: Câmara Municipal aprova Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2015



O executivo municipal aprovou, com os votos favoráveis do presidente e dos três vereadores da CDU e a abstenção das três vereadoras do PS, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (Plano Plurianual de Investimentos e Actividades Mais Relevantes) relativas ao ano de 2015, em reunião de Câmara que decorreu na passada Quinta-feira, dia 23 de Outubro.
Para o presidente da câmara este orçamento tem em conta o conjunto de compromissos e o "peso forte de encargos de transferência". O autarca referiu ainda que o município vai avançar com candidaturas em 2015 e aproveitar os fundos do INALENTEJO e que a aposta vai ser também nos meios próprios da autarquia.
A autarquia pretende apostar na melhoria das redes de água e saneamento através de renovações da chamada rede baixa e melhorias na rede de saneamento nomeadamente através da contemplação de verbas para a ETAR de Rio de Moinhos, na freguesia do Torrão. 
Para além disso, está prevista a aquisição de uma viatura de recolha de resíduos sólidos - através de candidatura a fundos europeus - e a reparação de outra.
Está ainda prevista a criação do Centro de Ciência Pedro Nunes, uma parceria com as universidades de Évora e de Lisboa e as escolas do concelho.
Já a oposição, pela boca da vereadora Isabel Marçano criticou a ausência de preocupações com o desenvolvimento sustentável do concelho e mostrou-se preocupada com a falta de condições de emprego, nomeadamente o desemprego jovem e a saída de muitos jovens do concelho. Para a vereadora do PS é necessário atrair investimentos e criar mais emprego mas não emprego na câmara sublinhou em provocação pela imensa quantidade de prestações de serviço por ajuste directo que se verificaram durante 2014. Seguindo essa linha de orientação, referiu que neste orçamento há uma inflação das despesas correntes, em contra-ciclo com a situação do país. Na sua perspectiva, o parque industrial (ZIL) devia estar reflectido no documento e criticou a má organização da ZIL onde empresas de produtos alimentares convivem paredes-meias com indústrias de produtos tóxicos. Defendeu ainda a autarca que gostaria de ver um acréscimo da atracção de investimento como forma de manter a população onde parte dos jovens vive com os pais e outros pura e simplesmente partem para fora.
Já Isabel Vicente, também do PS, referiu que se verifica neste orçamento um incremento de mais três milhões de euros no orçamento de despesa corrente em apenas um ano referindo que este é um orçamento despesista e um orçamento "de dentro para dentro".
Vitor Proença defendeu-se das acusações da oposição referindo que Alcácer espelha a realidade do Alentejo e do país em geral e revelou que Alcácer do Sal foi o concelho onde nos últimos dez anos mais cresceu o desemprego referindo ainda que o concelho vai pagar a factura da ausência de projecto e rematou afirmando que a terra tem um "potencial brutal" mas que o orçamento espelha os recursos que o concelho tem.
O edil prometeu ainda que as obras no Museu Municipal, que se encontra fechado ao público há mais de cinco anos, vão ser concluídas em 2015.
O orçamento prevê que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal vá dispor, em 2015, de vinte e dois milhões cento e sessenta e seis mil quatrocentos e cinquenta e um euros (22.166.451,00€).
Depois de aprovado pelo executivo, o documento tem agora que ir à assembleia municipal para também aí receber aprovação.

Sem comentários: