terça-feira, outubro 21, 2014

E o Torrão fica para trás... como sempre? II

Vão em bom ritmo as empreitadas na igreja matriz das Alcáçovas e na torre do relógio, em Alcácer do Sal, as quais foram comparticipadas em parte com fundos do INALENTEJO, um programa de  financiamento referente a projectos de património cultural.
Quando a câmara fez a sua propaganda pelo simples facto do património de Alcácer estar contemplado, levantamos algumas questões que devem ser lidas aqui e deixamos ainda a pergunta: A igreja Matriz do Torrão - sabendo-se o bonito estado em que se encontra e que há décadas não é arranjada - não é contemplada?
Da Torre do Relógio de Alcácer tratou-se de arranjar financiamento já da Igreja do Torrão...










É neste ponto que vão as obras de recuperação da igreja matriz das Alcáçovas


Torre do relógio em Alcácer do Sal


Assim vão as obras em Alcácer e Alcáçovas. Mas também na pequena aldeia de S. Brás do Regedor, no concelho de Évora, a sua pequena igreja está a ser devidamente reparada.






Perante tal pergunta-se: E no Torrão?
Bem, no Torrão o panorama é este apesar do sr. presidente da junta ter assegurado que para o ano a coisa vai. Vai mas apenas no que toca a pintura. Será mais uma obra de fachada para iludir pois o Torrão deixou fugir os fundos?
Mas embora se foque mais a Igreja Matriz por estar mais degradada, também a Igreja de S. Francisco ou Igreja dos Frades, edificada no século XVIII, está a precisar de restauro.
E assim vai o Torrão.
Contra factos e perante as evidências não há argumentos. Só para quem viver num mundo de fantasia ou com a cabeça enterrada na areia ou se se quiser jogar areia nos olhos dos torranenses.


Igreja Matriz do Torrão

Pormenor da torre. Há uns poucos de anos que o pára-raios que estava no cimo da torre caiu e nunca mais se soube nada dele... bem, supostamente está no estaleiro da câmara.


No Torrão, pinta-se apenas até onde o pincel alcança. Sui géneris este tipo de pintura

Uma figueira brava cresce ali, degradando as paredes, levando a infiltrações de humidade e à propagação das raízes que já invadiram inclusive a sacristia



Fotografias panorâmicas da Igreja Matriz mostrando alguns pormenores. Quem pensar que é só pintar e pronto ou não percebe nada disto ou quer apenas atirar areia aos olhos dos torranenses. Essa política pelos vistos continua.

Mas também a Igreja de S. Francisco está no estado que se vê. Não há nas redondezas tanto relaxo como aqui.


Pormenores da Igreja de S. Francisco

Também aqui só se pintam as paredes até onde a cana alcança


Fachada da igreja de S. Francisco

Sem comentários: