sábado, novembro 22, 2014

PENSAMENTOS MANHOSOS – “OS AGIOTAS”

Mentir para defesa pessoal até em tribunal é permitido, daí que eu não fique nada admirado ao ver a desfaçatez com que os intervenientes nesta história dos Vistos Dourados, todos aleguem não ter conhecimento de nada nem tão pouco das suas empresas estarem e intermediar todas estas cabalas. É que sendo até verdade que nenhum desses personagens esteve ou está envolvido então a coisa ainda se torna pior. Querem ver que afinal foi um Zé ninguém que captou, negociou e deu os tais Vistos! E os responsáveis máximos foram enganados. Desde que um ex- Ministro das Finanças nos garantiu que qualquer empresa bancária pode ocultar os esquemas a quem tem obrigação de os fiscalizar tudo é possível. Bom mas assim sendo o que andam estes passarões tipo, Presidentes, Directores, Gerentes, Administradores, Deputados, Governantes, etc. a fazer, se não são vistos nem achados nos assuntos nem responsabilizados pelos mesmos? Quando não fazem nada... é a crise, quando fazem alguma coisa para a qual são pagos é só fotos nos jornais, reportagens em tudo quanto é imprensa fazendo até lembrar o «Corta-Fitas». Como nos habituaram nos últimos anos, este maralhal das estratosferas da finança ganha segundo os objectivos. Então mas se tudo está falido em Portugal porque é que ganham os prémios? Será que os objectivos serão mesmo a destruição de tudo quanto dê lucro neste País? São piores que os jogadores da bola, que ganham balúrdios para chutar mas depois se acertarem na baliza têem um prémio de jogo, dando assim a impressão que o que ganham é só para lá estar. Mas não nos desviemos do assunto. O Paulo Portas fartou-se de gritar hoje que os Vistos não são lavagem de dinheiro. Bem então qual é a lógica de chinocas investirem honestamente em Portugal se a China é um mercado de negócio tão cobiçado pelo resto do Mundo e que lhes daria, seguramente, um retorno muito maior? Fica tudo “enxofrado” quando os nossos homens de negócios vão pôr o dinheiro das empresas portuguesas na Holanda e no Luxemburgo, acusando-os de fugirem ao fisco português e depois acreditam, e estão de acordo, quando os “honestos” homens de negócio chineses põem o dinheiro deles cá!!! Aparentemente já só restam, das jóias da coroa, a PT, a TAP e a CGD mas andam aflitinhos por as venderem antes de acabar a legislatura. Mas afinal qual é o intuito deste desbaste económico apressado? Como é que alguém que não produz poderá sobreviver sem ser a pedir esmola? Os nossos filhos e netos já estão empenhados até 2040 mais os juros, claro. 
Que os Governantes não tenham capacidade nós já estamos habituados. Que os Presidentes da República não contribuam em nada, mas absolutamente nada, para encontrar soluções lógicas e viáveis, também já estamos habituados. Brevemente o homem do fraque vai chegar e dizer: acabou o regabofe, tudo para a rua! Vamos ser despejados!!! Bem, mas isso também já estamos habituados. Mas até quando é que a política vai deixar de ser um sítio porreiro para se estar ao abrigo das contrariedades da vida e passa a ser encarado como uma nobre missão de trabalho em que se tem de produzir para ganhar um salário, mas sobretudo porque se tem a possibilidade de servir um país, lugar que só deve ser ocupado pelos mais competentes? Quando se toma uma decisão que nos diz respeito a nós próprios é uma coisa que poderá alterar para melhor ou pior, as nossas vidas, mas tomar uma decisão que pode desgraçar a vida de milhões de pessoas devia merecer uma maior responsabilidade. 
Estes “Pensamentos Manhosos” de hoje podem até parecer política mas não são, porque de política não percebo nada, trata-se tão simplesmente de reflectir sobre as nossas vidas. Então já empenhámos quase tudo e vamos permitir pacificamente que empenhem o resto? Então se os professores têem de fazer exames, reciclagens e outras aberrações para darem aulas, porque é que para governarem as nossas vidas, sim porque se trata das nossas vidas e das dos nossos, não têem de dar provas de capacidade de coisíssima nenhuma!!!??? Basta pertencer à manada e ser bem comportado!!!??? Basta dizer que se é do partido tal ou tal!!!??? Basta ser familiar de algum agiota!!!??? 
Vamos lá abrir a pestana e se não quiserem pensar, pelo menos reflictam, que é mais fino.

Uma boa semana para todos e pensem.

Jorge Mendes
Bruxelas, 20/11/2014

Sem comentários: