sexta-feira, março 27, 2015

Câmara de Alcácer poderá ser uma das muitas que usam herbicida potencialmente cancerígeno nas ruas do concelho



A Câmara Municipal de Alcácer do Sal poderá ser umas das muitas autarquias portuguesas que usa nas ruas das localidades do concelho um herbicida potencialmente cancerígeno. 
A Organização Mundial de Saúde através da Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC) declarou o glifosato, o herbicida mais vendido em Portugal, como "carcinogénio provável para o ser humano". A IARC invoca estudos sobre a exposição ao glifosato, sobretudo na agricultura, nos EUA, Suécia e Canadá que sugerem uma associação entre o glifosato e alguns tipos de cancro do sangue.
Organizações ambientalistas portuguesas querem mesmo que a União Europeia proíba o glifosato antes que as consequências se agravem e alertam para a gravidade específica de Portugal por este ser o país onde este tipo de herbicida é mais vendido. "A situação é particularmente grave", refere, num comunicado, a Plataforma Transgénicos Fora, que reúne dez agências não-governamentais portuguesas. O glifosato é comercializado livremente para uso doméstico e é usado "com abundância" por quase todas as autarquias que o usam para aspergir as ruas, sendo esta uma das formas mais relevantes de exposição das populações, segundo a IARC. 
Na verdade, entre 41 países europeus, Portugal apresenta uma taxa de mortalidade "claramente superior à média da União Europeia", sendo o sétimo país onde mais se morre da referida doença.
A nível nacional este tipo de cancro é o nono mais frequente, registando-se 1.700 novos casos por ano, segundo dados fornecidos pela Plataforma a qual já em 2014 desafiou as autarquias a aderir à iniciativa "Autarquias Sem Glifosato" mas até ao momento apenas quatro câmaras e oito freguesias assumiram formalmente o compromisso de abolir o herbicida.
À semelhança das suas congéneres, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal usa herbicida nas ruas das localidades do concelho. Ainda há poucas semanas as ruas do Torrão foram aspergidas com herbicida. Resta saber se é este tipo de produto embora haja efectivamente uma grande probabilidade de se tratar do glifosato.
A última aquisição de herbicida levada a cabo pela autarquia alcacerense ocorreu em Março do ano passado e atingiu o montante de 9.700,00€ (sem IVA) como se pode ver aqui.


Para saber mais clicar aqui, aquiaqui, e aqui.

Sem comentários: