segunda-feira, abril 13, 2015

Bombeiros de Alcácer do Sal inauguram novo quartel

A cerimónia de inauguração do novo quartel dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal decorreu ontem, Domingo, dia 12 de Abril, a partir das 15.30h e contou com a presença da Ministra da Administração Interna, Anabela Miranda Rodrigues. Na cerimónia estiveram ainda presentes outras entidades, entre eles, deputados dos grupos parlamentares do PCP e do PSD, o Presidente da Autoridade Nacional Protecção Civil, o Comandante Operacional do Agrupamento Distrital Sul, a Comandante Operacional Distrital de Setúbal, o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e o Presidente do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses bem como muitos populares.
Para o Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, António Balona, Fez-se história em Alcácer do Sal!".  "Hoje inicia-se um novo ciclo na vida da cidade e dos bombeiros”, referiu.
Para além de António Balona, discursaram António Espada, Presidente da Assembleia Geral da Associação; Valdemar Gonçalves, Comandante do Corpo de Bombeiros de Alcácer do Sal; Jaime Marta Soares, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses; Vitor Proença, Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e por fim, Anabela Rodrigues, Ministra da Administração Interna, que salientou ser esta uma data marcante para a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, que passam a ter uma infraestrutura de vanguarda com um ganho inegável ao nível da comodidade e bem-estar”. A ministra falou ainda dos “desafios exigentes e da motivação e dedicação incondicional dos bombeiros à causa que servem.
Já o anterior Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, agora autarca em exercício em Alcácer do Sal, Vitor Proença, ao invés de pôr uma pedra no passado num dia de união e de felicidade para os alcacerenses e em que todos os intervenientes do processo - uns mais que outros e com todas as vicissitudes que se conhecem - contribuíram para que este momento fosse uma realidade, preferiu invocar os obstáculos e as peripécias desde o início do projecto até à inauguração da infraestrutura, não resistindo à tentação de proferir um discurso de cunho marcadamente partidário, mais virado para consumo interno do que para aquilo que a ocasião exigia fazendo questão de lembrar que para trás ficou o tempo do primeiro projecto, o tempo da primeira candidatura com o forte apoio da autarquia de então; onde enquanto vereador da Protecção Civil pontificava o actual Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, António Balona, e Rogério de Brito como Presidente da edilidade. Para trás ficou o tempo do projecto aprovado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil entregue à Câmara a 30 de Abril de 2006 para emissão de parecer favorável por parte da Câmara de então, o qual só viria a acontecer em 2009, três anos depois, acarretando perdas de tempo e de financiamento. Para trás fica também o tempo de dificuldades com uma das empresas contratadas, o tempo de candidatura a financiamento comunitário e a intervenção empenhadíssima de directores e comando da associação de bombeiros. Para trás ficou também o tempo de apoios diversos, de um financiamento comunitário ao Programa Operacional de Valorização do Território e também da Câmara Municipal, em alguns momentos insuficientes face às exigências que um projecto destes acarretava”.
Prossegue o autarca, referindo o seu intrigante e curioso interesse em particular que tinha pelo desenrolar dos acontecimentos em Alcácer do Sal apesar de estar em funções em Santiago do Cacém ao referir que “há 4 anos atrás, enquanto cidadão que seguia com interesse as obras do novo quartel, sempre julguei ser possível com um apoio reforçado do município, concluir rapidamente a obra sempre supondo que tudo seria feito pelo município para que se concluísse a obra em 2012. Os bombeiros mereciam, a situação e as necessidades assim exigiam. Tal, infelizmente, não aconteceu, nessa altura. Perderam-se mais 3 anos”.
 Vítor Proença concluiu desfiando o rol dizendo que “foi por essa razão que entendemos, e entendi, ser decisivo e incontornável que um novo executivo camarário, fosse quem fosse a presidi-lo, em início de 2014, tivesse de apostar forte mal iniciasse funções, no apoio à associação de bombeiros tornando-se num parceiro activo dos bombeiros no processo de conclusão das obras. Foi isso que fizemos, arregaçando mangas e disponibilizando um apoio extraordinário de cento e cinquenta mil euros acrescido do apoio corrente estabelecido em protocolo para que fosse dado o grande apoio que os bombeiros e as obras assim o exigiam”.
A cerimónia prosseguiu com o descerramento e bênção da placa, pelo pároco local, a visita às instalações e um Porto de Honra.




 O novo quartel dos bombeiros de Alcácer do Sal, inaugurado ontem

Formatura em parada esperando a Ministra da Administração Interna, Anabela Miranda Rodrigues


 Vitor Proença, Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal na recepção dando as boas-vindas à Ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues. 
Foto: Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Vitor Proença, ladeado por Valdemar Gonçalves, Comandante do Corpo de Bombeiros de Alcácer do Sal, e António Espada, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, apresenta António Balona, Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal (e também Presidente da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal), à Ministra Anabela Rodrigues.
Foto: Câmara Municipal de Alcácer do Sal




 Anabela Rodrigues e Valdemar Gonçalves, apresentando-se aos bombeiros em parada


 A Ministra da Administração Interna presta revista aos bombeiros em formatura

Saudação no fim da revista


 António Balona, Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal no uso da palavra

Anabela Rodrigues no uso da palavra


 O Porta-Estandarte e respectiva escolta avançam rumo à tribuna para a imposição da Medalha de Mérito de Protecção e Socorro no grau de Ouro e Distintivo Azul

A imposição da insígnia no estandarte da corporação, pela Ministra Anabela Rodrigues
Foto: Câmara Municipal de Alcácer do Sal






Momento em que a placa de inauguração é descerrada pela Ministra da Administração Interna e pelo edil alcacerense
Foto: Antena Miróbriga


O momento da bênção da placa pelo pároco de Alcácer do Sal, Padre Ricardo Lameira
Foto: Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Grande plano da placa acabada de descerrar

Sem comentários: