quarta-feira, julho 29, 2015

Poupem água, dizem eles

Segundo a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, o novo Regulamento do Serviço de Abastecimento de Água contempla, entre outras coisas, um «mecanismo penalizador de consumos elevados ou desperdício». 







Na verdade, na Secção III do referido regulamento pode ler-se, note-se bem, pode ler-se, em termos de objectivos gerais, que o Município «promove o uso eficiente da água de modo a minimizar os riscos de escassez hídrica...». E como?
«Através de acções de sensibilização e informação» e de «iniciativas de formação, apoio técnico e divulgação de documentos».
Já em termos de distribuição de água através da rede pública também se lê que o Município, mais uma vez, promove as tais ditas medidas de uso eficiente da água nomeadamente, leia-se bem, através da «optimização de procedimentos e oportunidades para o uso eficiente da água»





Mas será que os próprios serviços camarários cumprem efectivamente esta norma e se regem eles próprios pelos bons princípios de poupança de água e procuram a todo o custo minimizar os desperdícios? 
Ora como se pode ver nas imagens abaixo, recolhidas esta manhã junto ao complexo das piscinas no Torrão, não há dúvida que tais preceitos são cumpridos escrupulosamente e com o máximo de rigor. 





Se dúvidas há, as imagens encarregam-se de as dissipar. O facto torna-se ainda mais grave por esta ser uma época de efectiva escassez hídrica ou não estivéssemos em pleno mês de Julho, com a agravante deste ser um dos Verões mais rigorosos e secos dos últimos anos.
O Município promove o uso eficiente da água de modo a minimizar os riscos de escassez hídrica... Vê-se!
Está visto que são precisas, em quantidades industriais, as tais ditas acções de sensibilização e informação bem como as ditas iniciativas de formação, apoio técnico e divulgação de documentação técnica mas internamente - talvez até, quiçá, através de (mais) um plenáriozinho geral (assim como assim...) - pois não estamos a ver, até mesmo devido à escalada bastante significativa e acentuada dos preços, os consumidores particulares a desperdiçarem água desta boa maneira.
Resumindo e concluindo, poupem água, dizem eles. Mas quanto a eles próprios...
Já lá diz o velho e sábio ditado popular: Bem prega Frei Tomás; faz o que ele diz, não faças o que ele faz!

Sem comentários: