domingo, junho 26, 2016

Sonhos de uma noite de Verão


Esta fez furor e já há quem ande todo contente nomeadamente alguma imprensa portuguesa, sempre do lado errado da barricada e intelectualmente desonesta, com a possibilidade dos escoceses irem de novo a referendo para decidirem a sua independência face aos resultados do último referendo que ditaram a saída do Reino Unido da neo-feudal União Europeia.
Na Escócia, os oportunistas também se colocam em campo fazendo tábua rasa do referendo de 2014. O argumento é que querem ficar na União Europeia.
Tal manobra não passa de uma bravata.
Ora vamos lá a ver:
1 - Ainda há pouco menos de dois anos, os escoceses foram chamados a pronunciarem-se sobre este tema em referendo e a resposta foi um rotundo não à independência e sim à permanência na União (Britânica);
2 - Este argumento, baseado em resultados regionais é falacioso e até perigoso. Isso significaria que sempre que num determinado país ou região houvesse um referendo, cada vez que uma determinada parcela votava de determinada tendência, pediria a secessão. No limite, até em eleições. O todo escolhe determinado partido ou personalidade e a parcela que votasse nos rivais pediria a independência?
3 - Compreende-se e é bem possível que haja manipulações a partir de Bruxelas para pressionar o país mas se atendermos bem, qual era a posição da Europa perante a independência da Escócia e mesmo da Catalunha?
Atendemos no que dizia a imprensa ainda à relativamente pouco tempo:
«A Comissão Europeia reiterou nesta quinta-feira (17) uma advertência à Catalunha: se ela se separar da Espanha, será retirada da União Europeia e terá de requerir novamente a entrada no bloco. De acordo com a porta-voz da Comissão Margaritis Schinas, "se uma região de um Estado membro deixa de ser parte desse Estado, a independência desse território faz com que os tratados da União Europeia deixem de ser aplicar a ele"» e ainda: «Em 2012, esta mesma concepção foi reiterada pelo então presidente José Manuel Barroso e, no início do mês, pelo premiê britânico David Cameron. A posição do bloco já havia sido expressada em relação à independência da Escócia».

Pois é. Então agora já não vale? Agora já se aplica o princípio inverso?

Sem comentários: