quinta-feira, outubro 05, 2017

Conversas Subversivas 24



Nesta conversa vamos analisar os resultados e as implicações das eleições autárquicas em dois concelhos:

  • Barcelos
  • Alcácer do Sal (e freguesia do Torrão)

Antes disso a opinião sobre dois assuntos em função dos resultados globais.


Em Barcelos, o actual Presidente de Câmara, Costa Gomes, abanou... mas não caiu. Ainda assim teve uma "vitória de Pirro" pois perdeu a maioria absoluta - não apenas na Câmara mas também na Assembleia Municipal.
Será que isto vai levar a um bloqueio e à ingovernabilidade no concelho? Não creio.




A aritmética no que toca à composição da Assembleia Municipal não é tão linear.
Em 2013, o PS consegue a maioria - 29 mandatos directos aos quais se acresce 36 Presidentes de Junta, o que totaliza 65 lugares para os socialistas contra 33 mandatos directos mais 24 Presidentes de Junta o que confere, para a globalidade da oposição, um total de 57 lugares.

Em 2017, o PS consegue 26 mandatos aos quais se acrescem 28 Presidentes de Junta, o que totaliza 54 deputados municipais. A oposição no seu todo consegue 36 mandatos directos mais 31 Presidentes de Junta o que totaliza uma bancada com 67 elementos - e não o «curioso número» 69, como por lapso mencionei.


De salientar, que seis Juntas de Freguesia são controladas por movimentos locais que apenas se preocuparam em concorrer às assembleias de freguesia. Agirão certamente mais no interesse das suas freguesias e estarão menos preocupados com jogos partidários não se movendo numa lógica de poder. Não os consideraria nem oposição pura, nem situação. Será uma coisa híbrida. Oscilarão.





Em Alcácer do Sal, a CDU (PCP) renova as maiorias absolutas na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal e pese embora tenha perdido uma quantidade significativa de votos, o que deve fazer soar as campainhas, até porque há aqui um ciclo semelhante ao anterior trilhado pelo PS, este cenário ainda lhes é mais favorável que o anterior.



No caso de Alcácer do Sal, as coisas são mais simples. 
PCP com 10 elementos mais 3 Presidentes de Junta, fica com uma bancada com 13 deputados.
Oposição em termos globais fica com 11 mandatos mais 1 Presidente de Junta (Torrão) o que totaliza 12 lugares.







No Torrão, a Junta de Freguesia muda de mãos - uma ilha rosa no meio de um mar vermelho. Revés para o PCP? Nada disso! A melhor coisa que podia ter ocorrido.

Saiba porquê.



Sem comentários: